Queda de cabelo feminino e calvície em mulheres – Possíveis causas e como tratar

Muitas pessoas acham que a calvície é um problema exclusivo dos homens, mas, na verdade, a perda definitiva de cabelos acomete mulheres na mesma proporção.

O couro cabeludo possui, em média, 100.000 fios de cabelo, com um crescimento médio de 1 a 2 cm por mês. Dos seus 100.000 fios, neste momento, aproximadamente 85% estão na fase de crescimento, 5% na fase de involução e 10% na fase de queda.

Todos os dias perdemos aproximadamente 75 a 100 fios e dependendo da época do ano, da fase da vida e de fatores ambientais, esta perda pode ser ainda maior. Os cabelos caem para dar espaço aos novos fios. Conforme o novo cabelo vai crescendo, o antigo “morto” é empurrado para fora do folículo piloso e cai.

O que causa a calvície?

A calvície é causada por um encurtamento da fase de crescimento dos fios, afinamento progressivo do fio de cabelo e redução do tamanho dos folículos, fazendo com que a raiz fique cada vez mais próxima da superfície da pele. Essa miniaturização do folículo é um processo hereditário e mediado por hormônios masculinos. Trata-se da alopecia androgênica.

Nas mulheres, a alopecia androgênica é mais difusa pelo couro cabeludo, porém, é menos intensa. Calvície completa, como nos homens, é rara em mulheres.

Outro fator é o envelhecimento. Com o passar do tempo, nossos fios de cabelo vão se tornando cada vez mais finos e rarefeitos.

Além do fator hereditário, citado acima, as causas podem ser patológicas, como por exemplo doenças da tireoide, deficiência de ferro, doenças infecciosas e autoimunes, entre outras. A causa exata da perda de cabelo vai determinar a quantidade de cabelo perdido, a velocidade com que isso acontecerá e que locais do corpo sofrerão mais com a perda de fios. Por isso vale a pena investigar as causas para uma indicação de tratamento mais adequado e eficaz.

Mudanças hormonais e no metabolismo também podem levar à queda de cabelo temporária. Essas mudanças podem ocorrer durante a gravidez ou parto, devido à irregularidade no uso de pílulas anticoncepcionais e também na menopausa.

Outras causas são a síndrome dos ovários policísticos, uso de medicamentos como alguns usados em tratamento de tumores malignos, alimentação pobre em nutrientes e infecções por fungos.

Queda x Quebra

Causas comuns de quebra de cabelo, muito confundida com a queda, incluem excesso de tratamento com produtos químicos que alisam os fios, relaxam ou tingem os cabelos. Alguns penteados que tracionam os fios como tranças apertadas e o hábito de amarrar os cabelos com elásticos podem danificar os folículos capilares e, eventualmente, causar a perda permanente do cabelo. Podem até provocar danos nos tecidos do couro cabeludo deixando cicatrizes neste local.

Mas não há motivo para o pânico. Fazendo a investigação das causas com um dermatologista de confiança e realizando os tratamentos indicados de maneira correta e persistente, é possível controlar e em alguns casos, até reverter a calvice.

Existem excelentes shampoos para auxiliar no combate à queda, complexos e fórmulas manipuladas, medicações e procedimentos terapêuticos de última geração apresentando resultados muito satisfatórios. Converse com seu médico e seu farmacêutico e peça orientações para os tratamentos mais adequados para o seu caso.

Aguns ativos que podem ser usados para combater a queda de cabelo são:

  • Jaborandi

Com grande produção no Maranhão, o Jaborandi é uma pequena árvore ou arbusto que tem parte importante na medicina popular brasileira. Caboclos e índios costumavam preparar um chá com as suas folhas e usar a bebida como diurética ou para induzir a produção de suor no corpo. É usado interna ou externamente e é constituído de alcaloides, essências, matérias resinosas e pécticas, etc. Essa planta é muito utilizada em colírios para o tratamento de glaucoma, mas pode aparecer em receitas populares para baixar a febre, diminuir problemas capilares e até mesmo laringites.

Nos cabelos, o Jaborandi atua como um acelerador de crescimento do cabelo e ativo na prevenção da queda.

fonte: daterra.com.br

  • Chá Verde

Essa planta, (Camellia sinesis) de origem asiática, mais especificamente, chinesa, é usado como uma bebida que combate ao ganho de peso. Mas seu extrato também pode ser usado nos cabelos, combatendo o envelhecimento. Ele é rico em vitamina E e C que ajudam a fortalecer e estimular o crescimento dos cabelos,

O Chá verde, atua como um antioxidante e regenerador, combatendo radicais livres responsáveis pelo envelhecimento dos fios e devolvendo a saúde ao cabelo.

fonte: daterra.com.br

  • Pantenol

O Pantenol é uma vitamina que está presente na nossa pele e cabelos naturalmente.

Essa substância, tem função condicionante, cujo principal efeito é proteger e manter os fios úmidos, formando um filme protetor em volta deles, mantendo-os hidratados. Além disso, ele provoca o espessamento dos fios de cabelo, diminuindo as pontas duplas e fornecendo mais resistência aos cabelos.

fonte: daterra.com.br

  • Ceramidas

É uma gordura (lipídio) que existe naturalmente nos cabelos, mas especificamente no meio das escamas ou cutículas. Ela tem a função de manter a água e nutrientes dentro do fio tornando ele resistente e saudável. Quando ela é retirada do cabelo por meio de químicas, shampoo e ou agressões diárias o cabelo tende a ficar muito ressecado, fraco e frágil.

Sua função é hidratar e nutrir e pela sua capacidade de criar uma película protetora nesse fio grudando as cutículas como se fosse uma cola, consegue manter os nutrientes e umidade por mais tempo dentro desse fio.

Mesmo sendo uma gordura e protegendo o fio criando essa película, tem a vantagem de não pesar o fio e nem deixa-lo oleoso. E com o uso frequente dela a gente consegue evitar a porosidade, frizz e mantém o cabelo nutrido e hidratado.

fonte: daterra.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s